Primeiramente, tenho que dizer que o procedimento que aqui descrevo foi realizado apenas no Ubuntu 8.04 - Hardy Heron com instalação original no idioma português do Brasil. Não sei dizer se as instruções aqui constantes valem para as versões anteriores ou instaladas com outros idiomas. Ouvi dizer que no Ubuntu em inglês o funcionamento é um pouco diferente (exigindo menos interações do usuário).
A primeira coisa a fazer é configurar o suporte a idiomas do Ubuntu. Para tal, acesse o menu "Sistema", depois escolha o item "Administração", conforme a figura abaixo:
A janela a seguir será aberta após uma breve verificação dos idiomas instalados atualmente no sistema (esta verificação é automática e não exige nenhuma interação do usuário - só aguarde a tela a seguir aparecer):
Repare que a opção "Habilitar suporte a caracteres complexos" deve ser marcada, bem como o idioma Japonês, conforme mostrado na imagem. Feito isso, pressione o botão "OK" e aguarde a instalação dos pacotes. Será necessário que a conexão com a internet esteja ativa para que o sistema possa baixar os pacotes necessários automaticamente (o processo é o mesmo como se a instalação ocorresse a partir do Gerenciador de Pacotes Synaptic).
Feita a instalação, reinicie o sistema, mesmo que isso não seja solicitado pelo processo de instalação.
A partir deste momento, o pacote SCIM deverá estar funcionando. Para ativá-lo, basta clicar no ícone do teclado que aparece junto ao calendário e relógio do Ubuntu, estando com algum programa que utilize entrada pelo teclado (por exemplo, um editor de texto qualquer) aberto e com foco, conforme mostra a imagem a seguir:
Neste exemplo, o editor de texto têm de estar aberto para que o SCIM esteja ativo. Caso contrário, ao clicar sobre o ícone do teclado será aberto um menu de configuração.
A partir deste ponto, já é possivel utilizar o teclado diretamente em japonês. Por padrão, o SCIM vêm com o atalho de teclado CTRL + BARRA DE ESPAÇO para alternar entre os teclados instalados. Este atalho pode ser alterado facilmente na janela de configuração (que agora tu já sabes como acessar, certo???).
Como usar
Dentro do editor de texto (ou qualquer outro programa que possua entrada de dados pelo teclado), acione o teclado japonês (com o mouse - clicando sobre o ícone do teclado, ou então acionando CTLR + BARRA DE ESPAÇO até acionar o teclado desejado, dentre os instalados). Uma vez acionado o teclado japonês, basta ir digitando as sílabas fonéticas das sentenças desejadas. Por exemplo:
watashi wa sugoku busu desu. (algo como "sou tri feio.")
Por padrão, a entrada vai sendo formatada em HIRAGANA. No entanto, alternar para KATAKANA ou mesmo para KANJI é fácil. Basta pressionar a tecla TAB seguidamente, até que os kanas ou kanjis desejados sejam mostrados. Uma vez encontrado a sentença desejada, pressione ENTER para selecioná-la e continuar a digitação normalmente. Veja a figura abaixo:
Para mudar a entrada padrão de HIRAGANA para KATAKANA (ou outro formato), vá até o painel de controle (área indicada na figura acima) e clique sobre o ícone あ ("A", em HIRAGANA), selecionando outro modo de entrada.
E isso aí, vamos ganbatear!!! hehehe
KUSO!!! Não funciona no aMSN e nem no Skype!!!
Depois de fazer todo esse むり para instalar o teclado japonês, amargamos o desgosto de ver que no aMSN e no Skype o treco, além de não funcionar, ainda detona o funcionamento do teclado normal em português (por exemplo, os caracteres acentuados podem parar de funcionar dentro destes dois programas). Isto se deve ao fato de que tanto o aMSN quanto o Skype incorporam algumas bibliotecas do sistema (no caso, acredito que sejam bibliotecas do QT) diretamente em sua compilação. Como acabamos de alterar as configurações de algumas destas bibliotecas instalando o idioma japonês, daí a casa cai!
Mas だいじょうぶ! Nem tudo está perdido! Podemos tentar contornar esse problema. Para tal, siga as instruções abaixo:
- abra um console (consolA, no Ubuntu em PTBR);
- crie uma cópia de segurança do arquivo /etc/profile. No console, digite:
sudo cp /etc/profile /etc/profile.bak
note que vai ser solicitada a senha de administrador, caso nenhum comando sudo tenha sido executado anteriormente na mesma sessão do console.
- Agora, vamos editar o arquivo indicado. Digite no console:
sudo gedit /etc/profile
- O editor gedit vai abrir em uma nova janela. Vá até o final do arquivo e inclua estas linhas:
# SCIM
export XMODIFIERS='@im=SCIM'
export GTK_IM_MODULE="scim"
export XIM_PROGRAM="scim -d"
export QT_IM_MODULE="scim"
scim -d
- Salve o arquivo e feche o editor de texto.
- Agora vamos criar uma cópia de segurnaça do arquivo /etc/scim/global. Digite no console:
sudo cp /etc/scim/global /etc/scim/global.bak
- Novamente usando o gedit, vamos abrir o arquivo para edição. Digite no console:
sudo gedit /etc/scim/global
Ao abrir a janela do editor, procure a linha que começa com "/SupportedUnicodeLocales =". Ela muito provavelmente será a primeira linha do arquivo. O quê devemos fazer aqui é nos certificar que o seu teclado português está configurado para suporte pelo SCIM. Para tal, basta incluí-lo na lista. Cada teclado deve ser separado por uma vírgula e sem deixar espaços. No caso da minha estação de trabalho, a linha ficou assim:
/SupportedUnicodeLocales = en_US.UTF-8,pt_BR.UTF-8
Pois tenho o teclado americano e português do Brasil instalados. Caso tu tenhas dúvidas sobre qual o seu teclado, uma dica é utilizar um comando grep para descobrir. Lá no console, digite assim:
locale | grep 'LANG='No caso da minha máquina, o resultado deste comando é:
LANG=pt_BR.UTF-8
Logo, meu teclado é "pt_BR.UTF-8"
Feito todo esse muri, basta reiniciar o computador e o SCIM deverá estra funcionando. Mas devo indicar que as vezes dá umas trancadas, quando tenho que trocar o teclado (CTRL + BARRA DE ESPAÇO) para que volte a funcionar corretamente.
Ganbatte kudasai!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário